Domingo, 1 de Julho de 2007

SHAKIRA


FILME SHAKIRA
SAKIRA SLIDESHOW

  

 

Shakira                                    

Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora e compositora colombiana vencedora de dois prêmios Grammy. Seu prenome em árabe significa graciosa. Fala fluentemente várias línguas, como inglês, árabe, português (com sotaque brasileiro), francês e espanhol, a sua língua materna. É também dançarina de dança do ventre, que aprendeu com a sua avó libanesa.

Mesmo sendo uma artista pop, uma característica de Shakira é misturar diversos ritmos, dos mais tradicionais e regionais aos mais modernos e eletrônicos. Elementos da música cubana, colombiana, porto-riquenha, argentina, brasileira e até de origem árabe e libanesa fazem parte das composições de Shakira. Em "Ciega, Sordomuda" (Cega, Surda-Muda), há nítidas influências regionais mexicanas. Em "Ojos Así" (Olhos Assim) e "Suerte" (Sorte), a influência árabe é evidente. Na canção "Te Aviso, Te Anuncio" (Aviso-te, Anuncio-te), o rock se mistura ao tango. A partir do álbum Fijación Oral Vol. 1 (Fixação Oral Vol. 1), em espanhol, Shakira utiliza o reggaeton, ritmo com raízes porto-riquenhas. Nota-se isso no remix de "La Tortura" (A Tortura), que tem a participação do espanhol Alejandro Sanz. A mistura de ritmos torna Shakira multi-cultural, conquistando a empatia de pessoas do mundo todo.

 

 

Presente em todas as etapas

Um dos diferenciais de Shakira em relação às cantoras pop do mesmo estilo, é que a colombiana tem muito talento e está presente em toda a produção do seu trabalho. Todas as letras e canções são compostas por ela. Shakira, que toca diversos instrumentos, arranja as canções pessoalmente, faz a produção artística de seus CDs e DVDs e até ajuda na concepção dos cenários de seus espetáculos. Os videoclipes usados como parte da promoção de seus álbuns também têm forte participação da cantora, que está presente desde a concepção do roteiro, passando pela coreografia, figurino, direção e até mesmo edição. O visual de Shakira também merece destaque. Antes composto por roupas simplistas e despojadas, após seu 'cross -over' Shakira passou a fazer uso constante de penteados meticulosamente desalinhados e figurinos provocantes. O xale de moedas, acessório oriundo da dança do ventre, também é usual no figurino da cantora, sendo anexado de forma harmoniosa ao restante de sua indumentária.

 

 

Trabalho social                        
Como uma espécie de retribuição pelo sucesso que faz no mundo todo, Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixatriz do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVDs, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.
 
Atualmente Shakira se aliou com cantores, intelectuais, empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação Alas, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef .ALAS

 

 

Carreira precoce                     
Shakira começou precocemente a carreira. Aos oito anos de idade, escreveu a primeira canção, Tus gafas oscuras, uma homenagem ao pai. Aos dez anos de idade, ganhou o concurso de canto "Vivan los Niños". Mas foi na adolescência que Shakira foi descoberta pela gravadora Sony Music. Na adolescência também, Shakira decidiu deixar sua terra natal, Barranquilha, e foi para Bogotá, a capital colombiana. O primeiro álbum, Magia, foi gravado por Shakira aos catorze anos de idade. Com letras politizadas, o segundo álbum, Peligro, surgiu dois anos mais tarde. A gravadora exigiu de Shakira a gravação de canções mais comerciais. Houve um atrito entre ela e a gravadora. Sem muita pretensão, entre 1995 e 1996, Shakira lança Pies Descalzos. O trabalho foi um sucesso mundial e colocou Shakira entre as celebridades da música pop. Na Colômbia, Shakira também atuou como atriz, na telenovela El Oasis. Devido ao sucesso musical e ao trabalho social, com a "Fundação Pies Descalzos", Shakira acabou sendo considerada uma das personalidades mais importantes da América Latina. Em fevereiro de 1998, o presidente colombiano da época, Ernesto Samper Pizano, condecorou Shakira com a Ordem ao Mérito Nacional. Em maio do mesmo ano, Shakira foi recebida no Vaticano pelo papa João Paulo II.

 

 

Curiosidades sobre Shakira

  1. Muda o visual a cada turnê ou trabalho mundial, principalmente a cor dos cabelos
  2. O pai de Shakira é William Mebarak Chadid e a mãe, Nidia del Carmen Ripoll Torrado
  3. Aprendeu a dança do ventre aos quatro anos de idade
  4. Com dois anos sabia todo o alfabeto.
  5. Aos três anos de idade já sabia ler várias palavras e contar
  6. Também aos três anos de idade, escreveu o primeiro poema "La rosa de cristal", guardado até hoje pela mãe de Shakira
  7. Tem residências em Miami, Estados Unidos, nas Bahamas, e Barranquilla, na Colômbia
  8. Foi a primeira artista a cantar em espanhol num VMA
  9. Foi recebida pelo Papa João Paulo II, em 1998, e foi nomeada por ele como "Embaixatriz da boa vontade"
  10. Afirma adorar as cidades de Recife e Fortaleza
  11. Shakira tem 140 de QI
  12. Já conseguiu cerca de trinta discos de ouro e 55 de platina por vendas de milhões de cópias dos discos em todo o mundo
  13. Primeira mulher colombiana a ser embaixatriz da UNICEF
  14. A música "Hips Don´t Lie" ficou na história do mercado musical dos Estados Unidos como uma das canções mais tocadas em rádio e com maior acessos em internet
  15. Shakira foi educada por freiras na infância
  16. Encerrou a Copa do Mundo de Futebol, em 9 de julho de 2006, com uma versão especial da música "Hips Don´t Lie", na qual, a letra citava os jogadores Edson Arantes do Nascimento, Pelé, do Brasil, e Diego Armando Maradona, da Argentina
  17. Se declara fã de canções brasileiras
  18. Gravou uma canção intitulada Timor, sobre Timor-Leste em 2005
  19. Freddy DeMann foi quem ajudou Shakira na hora de falar inglês. Foi ele quem lançou Michael Jackson em carreira solo
  20. Seu nome está no Guinness, o livro dos recordes, por causa de "La Tortura", que por mais tempo - 25 semanas - foi a música latina mais ouvida nos Estados Unidos.
  21. PARA LER MAIS SOBRE SAKIRA…CLIC NO LINK EM BAIXO
  22.  

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Shakira






tags:
publicado por acr0546leiria às 22:39
link | comentar | favorito

*ALFREDO*

*POSTS RECENTES*

Elizabeth Taylor morreu a...

Anne V Model Profile - SI...

Sports Illustrated 2009 b...

concerto no Estádio de Co...

Sports Illustrated 2009: ...

DJ DISCO TENDA OASIS FARO...

VICTOR SÉRGIO E SUA BANDA...

28ª CONCENTRAÇÃO INTERNAC...

Britains Got Talent 2009 ...

Britain's Got Talent Aid...

tags

"007 casino royale"(1)

"alexandra lencastre"(1)

"angelina jolie"(1)

"cães que tentam falar"(1)

"chelsie-man.utd.: empate a zero"(1)

"cristiano ronaldo"(1)

"em busca da felicidade"(1)

"estreia do filme shrek 3"(1)

"eurovisão 2007 festival da canção"(1)

"filme "o concílio de pedra""(1)

"vanessa fernandes"(2)

28ªconcentração de motas2009(3)

faro(3)

filme(114)

lindsay lohan(4)

notícias de famosos(2)

notícias dos famosos(2)

noticias dos famosos(2)

palco oasis(2)

videos musica(99)

todas as tags

*ARQUIVOS*

Março 2011

Outubro 2010

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

*LINKS*

*FAVORITOS*

Já ai estão as sanjoanina...

Distantes da pátria...

Eugénia fadista ??????

Novo site

Eugénia Melo e Castro no ...

DEFESA E PROTECÇÃO DO MEI...

MAIS SAUDE PARA TODOS

...

Britney Spears finalmente...

Shakira quebra recorde de...

blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub